Destaques

LITERATURA SEM BARREIRAS | Trovadorismo

Por Bárbara Sobral •
segunda-feira, 11 de janeiro de 2021


     Conhecer os movimentos literários brasileiros é o caminho para entender a literatura e cultura nacional.
     A literatura tende a ser uma matéria sucateada, ignorada pelo currículo e menosprezada pelos alunos, que resumem as aulas como chatas por trabalharem com obras nacionais clássicas e um conteúdo sem muito desenvolvimento por culpa do pouco tempo de aula e às informações decorebas.
     A literatura anda com a história — e também com a filosofia e sociologia. Não existe um sem o outro. Minha ideia é trabalhar aqui com as principais informações sobre o período literário e histórico de cada um dos movimentos literários, atiçando o conhecimento de escritores, leitores e estudantes de literatura.      
     Para entender a nossa cultura, primeiro, precisamos entender a nossa literatura. 




CONTEXTO HISTÓRICO.

     Idade média. Formação do estado português. Cultura teocêntrica.

CARACTERÍSTICAS GERAIS: 
 
     Introdução de cantigas sentimentais sobre problemas terrenos. Transmissão oral — simples e melódica. 

CLASSIFICAÇÃO:

1. Lírica.
2. Satírica.

LÍRICA.


1.1 CANTIGAS DE AMOR. 

     Tem um eu lírico feminino  lembrando que os escritores eram homens em sua maioria — com emprego de paralelismo — repetição de estruturas sintáticas. O lamento da moça para um amigo, seu confidente e o amor natural, sem convenções e regras eram a base dessas cantigas. 


1.2 CANTIGAS DE AMOR.

     Conhecida também como amor cortês, essa forma retorna no romantismo. Diferente das cantigas de amigo, aqui o eu lírico é submisso à figura feminina com uma relação de vassalagem à ela — fidelidade e obediência a quem ela é e significa para ele. Há um zelo pela reputação da dama e uma idealização a quem ela é, distanciando assim da ideia de amor natural. O eu lírico também se abdica de todos os seus bens materiais pela sua amada. 

SATÍRICA.


2.1  CANTIGAS DE ESCÁRNIO.

     Existe uma crítica indireta a uma figura de poder, religiosa, amigo, amado, inimigo. O céu é o limite. Tem uma linguagem mais trabalhosa, conotativo, mas também mais vulgar — que acaba por difundir de preconceitos. A ironia era a sua principal característica. Esses textos se tornaram documentos históricos de um recorte temporal. 


2.2 CANTIGAS DE MAL-DIZER. 

     Diferente das cantigas de escárnio essas cantigas eram diretas, assim falavam diretamente com a pessoa. Tinha uma linguagem obscena e agressiva com zombarias. 

     Importante lembrar que o trovadorismo é um movimento literário do século XII — período da idade média  e chegou ao Brasil através dos portugueses no século XV-XVI. Não há registros de autores brasileiros que seguiram esse modelo aqui, mas exemplos de autores que tiveram influência do movimento em seus textos existem aos baldes, como Gregório de Matos e Chico Buarque. 

Comentários via Facebook

© Oi, Babi! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in