Destaques

TBR DA BARBS | O QUE EU VOU LER EM 2021?

Por Bárbara Sobral •
terça-feira, 12 de janeiro de 2021

 



          Inicio do ano. Metas. Sonhos. Novo começo. E também... a temível, famigerada e muito almejada LISTA DE LEITURAS DE 2021. 
     TBR é um bicho difícil para mim. Eu tenho CERTEZA que vou ler 1 livro dos 1001 que escolhi, mas mesmo assim vou lá de trouxa e faço uma listinha com os livros que quero ler, faço fotinho, gravo videozinho e no fim do ano só fico com a minha cara de palhaça escondendo a vergonha. Ano passado, por exemplo, dos cinco livros que eu escolhi, eu só li um - The Kiss of Decepction, da Mary E. Pearson e também a que custo, Brasil?

     Mas tudo bem, eu gosto de me fazer de trouxa e de acreditar no meu potencial infinito de me decepcionar comigo mesmo e eu fiz a minha lista de CINCO LIVROS QUE QUERO LER EM 2021, e provavelmente não vou ler nenhum, pois essa sou eu. Então, vamos começar essa bagaça :)


     O retorno daqueles que nunca foram. Jurassic Park estava na minha listinha de 2020 e eu cheguei a começar a leitura, MAS acabei abandonando, pois a escrita do Michael é um vinho, ele melhora a cada golada, mas também te deixa com uma puta ressaca depois. Preciso ler esse livro com a mente FREE para me entregar por inteira. 



     Outlander também estava na minha lista do ano passado, mas nem cheguei a tocar nesse calhamaço que me espera ansiosamente a uns anos por simplesmente... preguiça. E também algumas resenhas negativas quanto a escolhas da autora, que refletem na série também. Não estava no clima para essa história e torço para estar nesse ano. 




     Acho que tá na hora, sabe? E o vento levou... é um dos meus filmes favoritos. Ano passado o filme foi discutido quanto ao modo que a história trata a personagem Mamy e Prissy, abusando de todos os estereótipos e racismo. Estamos falando sobre uma obra de 1939. O que rolava lá e rola hoje são recortes temporais, que precisam ser entendidos histórica e socialmente. Isso não é uma explicação para o que aconteceu, mas é um entendimento de que a voz que temos hoje deve ser ouvida e usada para consertar erros do passado. É um desrespeito não existir uma explicação ANTES do inicio do filme sobre a mensagem racista e informações históricas errôneas, que essas obras ditas clássicas, ainda mais em obras populares, passavam - e podem continuar imprimindo ao público. 

      Um outro problema grave é a glamourização da Guerra da Secessão (também conhecida como Guerra Civil dos EUA entre o norte e o sul que aconteceu entre 1861 e 1865), que no filme retrata em boa parte que o sul estava lutando pelo "bem maior", quando historicamente sabemos que o sul queria manter a escravidão em vigor, enquanto o norte lutava para abolir a escravatura - por motivos comerciais com a Europa. Eu sei que o filme cortou MUITA coisa dos livros, tenho curiosidade para descobrir que detalhes foram rejeitados e também modificados para a obra cinematográfica, além de querer ler como a autora tratou dessa questão histórica e racial no texto. Vamos ver o que vai rolar. 


     Outro livro da minha listinha do ano passado, que também desisti na metade do caminho. Parecido com Jurassic Park, eu estava curtindo muito a leitura. A escrita da Deborah é deliciosa, além de suas descrições e desenvolvimento de trama ser cativante. Eu não queria largar a história. Só que... acabei largando por algum conto no kindle e depois outro conto e aí uma novela. Quando vi o livro estava soterrado nas minhas pilhas de livros físicos e esquecido. Eu consegui comprar o 2 e 3 livro da trilogia em e-book e pretendo retornar essa leitura o quanto antes.

     Lembrando que a primeira temporada série adaptada (quase que fielmente) do livro está no Globoplay e a exibição da segunda temporada está rolando lá nas Europas. 



     Eu quero ler em italiano. Eu quero ler Jane Austen. Uni o útil com o agradável e separei essa edição italiana de Razão e Sensibilidade como meta de leitura para esse ano. 

E você aí, criou sua lista de leitura para esse ano? Como ela ficou?
Vamos ver o que vai rolar com isso aqui lá em 2022. Bárbara do futuro, tenha piedade de mim.

Um beijão da Bárbara Herdy.

Comentários via Facebook

© Oi, Babi! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in