Destaques

THE CATEGORY IS... | MELHORES SÉRIES DE 2020

Por Bárbara Sobral •
quarta-feira, 16 de dezembro de 2020




CHEGOU para vocês os meus favoritinhos do ano em série. 




3%
ÚLTIMA TEMPORADA
9/10

    3% foi a primeira produção nacional no streaming Netflix, que abriu portas para outras séries brasileiras conquistarem seu espaço no mundo. A série tem alguns problemas e derrapadas ao longo das quatro temporadas - uma delas e mais grave para mim é o roteiro engessado nos moldes "estadunidense", que perde para mim um pouco do sabor brasileiro - o que é esperado. 
    
    No entanto, mesmo entre erros e acertos, 3% conseguiu apresentar uma história interessante sobre busca - de um lugar para você no mundo, justiça e verdade. Não acho que a série terminou prematuramente, pelo contrário, o segundo ano da série mostrava um repetição de eventos, que poderiam ter sido evitados. O terceiro ano também é repetitivo e tem problemas de desenvolvimento narrativo e de personagem. O quarto ano foi uma chance de consertar os erros, lapidar as arestas para entregar um final coeso ao público. 

    Foi um final satisfatório para todos os personagens. Bem desenvolvido. As ações e reações ao longo das quatro temporadas se valem até o último segundo. A jornada valeu a pena para nós e os personagens. 



GHOST BRIDE
PRIMEIRA PARTE
9/10

    Lançada no inicio do ano, a produção chinesa foi adaptada de uma obra literária de mesmo nome, escrita por Yagszee Choo. Nos anos de 1890, em Malaca, uma jovem se vê envolvida em uma trama de vida após morte, um casamento arranjado e um amor proibido.  

    A série tem um roteiro, que passeia por entre o drama e a comédia com delicadeza. A trama se leva a sério e entrega o que promete ao público. Inclusive, no final da trama até sinto que ele entrega beeem mais do que promete. O romance é entregue em doses homeopáticas e é difícil não torcer para os casais. A produção é lindíssima, o trabalho de ambientação e vestuário, em especial me marcaram. Os atores estão entregues aos personagens, você se apega a eles e as suas histórias.

    Eu estou curiosa para assistir o término dessa história - sem data prevista pelo Netflix.  



JURASSIC WORLD: CAMP CRETACEOUS
PRIMEIRA TEMPORADA
10000/10

    Eu gosto de dinossauros. Isso é um fato. Jurassic Park é um dos meus filmes favoritos. Outro fato. Quando vi o trailer de Camp Cretaceous em uma propaganda no Spotify, eu estava esperando algo mais para o público infantil, "bonitinho" e divertido. Comprei a ideia e quando lançou resolvi dar uma chance para o primeiro episódio, depois o segundo e quando eu vi maratonei a série inteira e terminei em prantos.

    Eu vi algumas reclamações que o enredo, por ter detalhes semelhantes com o filme Jurassic World acaba parecendo meio sem criatividade e sem graça. Eu, como filhote de fanfiction, achei um barato contarem uma OUTRA história dentro da narrativa conhecida do Jurassic World. Temos participações e menções de alguns personagens conhecidos, o que dá um quentinho no coração. Os protagonistas da animação têm histórias individuais e complexidades naturais para as suas idades. Eu me apaixonei pelo Ben e a Yas! 

    O trabalho da arte da animação também é algo à parte que deve ser elogiado e apreciado. E tem dois momentos na temporada que te fazem chorar em posição fetal. Então... divirtam-se, é para crianças e tal.



LAW & ORDER: SVU
VIGÉSIMA PRIMEIRA TEMPORADA
8/10

    21 temporadas de SVU. Quando dizem que não existem séries boas com mais de 15 temporadas, eu gosto de lembrar de SVU. É uma série, que encontrou o ápice de sua excelência na décima temporada e sofreu danos com a saída do seu protagonista, Stabler interpretado pelo Christopher Meloni. Tais danos foi na queda da qualidade dos casos semanais, a entrada e saída de personagens repetindo qualidades e defeitos do próprio Stabler e o público, que não apoiou de cara o protagonismo de Benson.

    Para quem é fã da série sabe que Benson não é perfeita e é isso que torna SVU real: seus personagens erram muito antes de acertar. O problema está nos roteiristas, que para prolongar tramas em 20 e tantos episódios precisa aumentar a intensidade do drama e as vezes da burrice dos personagens. Benson é a alma de SVU e não tem ninguém capaz de substituí-la, o que é um pensamento curioso, pois era isso que Stabler significava para os fãs da série: ele era insubstituível. 

    Eu acredito que existem fases de SVU. A era do Stabler foi, de longe a com os melhores roteiros e atuações. A Era Benson, dividida entre duas fases teve uma primeira fase intensa, confusa e cheia de altos e baixos, que encontra sua voz na segunda fase, essa última que a vigésima primeira temporada se encontra: há muitos altos e baixos, mas seus personagens estão confortáveis em seus erros e acertos, é uma série plural de representatividade e ela não fala só com o público masculino - que era a impressão que me passava na época de Stabler - ela fala com todos.

    Só um adendo: essa temporada foi mais curta por conta da pandemia. Teve os melhores roteiros em ANOS. A Rollins continua um porre. Carisi de promotor assistente é um neném e a entrada da Kat foi uma das melhores desde da chegada do Carisi. 





SEGUNDA CHAMADA
PRIMEIRA TEMPORADA
10/10

    Série do globoplay que mostra o dia a dia de um grupo de professores do EJA de uma escola pública de uma região de periferias de São Paulo. O roteiro usa de recursos dramáticos e episódios procedurais para contar a história de vida e as dificuldades vividas pelos distintos alunos em suas rotinas. Na mistura a gente tem a história dos professores, que tem que lidar com tramas como a morte de um filho, violência doméstica, distância da família e relacionamentos conturbados. 

    Segunda Chamada traz tudo que gosto, sabe? Personagens conflitantes com decisões e comportamentos questionáveis, que condizem com suas histórias e tramas e pouco a pouco vão sendo esmiuçados e vão evoluindo conforme o caminhar da trama. Não há um personagem que termina essa temporada do jeito que ele começou. A trilha sonora é UM MUST também. 


 

THE WINDSORS
PRIMEIRA A TERCEIRA TEMPORADA
9/10

    Comédia britânica de três temporadas (e alguns especiais), que parodia a família real mais conhecida do planeta. Eu devorei as três temporadas no inicio da pandemia e ela me ajudou DEMAIS a lidar com a minha ansiedade durante o ápice da quarentena.

    O humor britânico é delicioso e o roteiro é esperto e rápido. Eles utilizam de notícias e fofocas sobre a família, algumas até nem sabemos se é verdade, mas que na série são usados com tom de brincadeira e deboche, como por exemplo a relação conturbada entre Kate e a irmã Pippa. E a própria Kate, que é mostrada como uma mulher boazinha de "passado sombrio". Os atores são HILÁRIOS, em especial Charles e Camilla. Eles entram na pele desses "personagens" exagerados, cheios de trejeitos, maneirismos e caras e bocas, excêntricos ao extremo. 

    Eu recomendo demais para quem gosta de uma comédia rápida e queira relaxar a mente com algo sem compromisso.  




THE HEAD
MINISSÉRIE
9/10

    The Head é uma estreia exclusiva da Globoplay. A minissérie tem como enredo um grupo de pesquisadores que chega para o novo semestre de trabalho em uma estação no meio da Antártida.  O grupo é amistoso e amigo, mas tudo muda quando um corpo é encontrado. 

    Dividindo-se entre memórias do passado e o presente, o público acompanha um protagonista em busca do paradeiro de sua esposa e solucionar a morte dos seus amigos. O enredo não traz nada de novo no gênero do suspense e o roteiro não engana o público com grandiosidade. Ele trabalha bem com o mistério,  você acompanha e tenta juntar as peças junto com o protagonista. O desenvolvimento dos personagens e as suas motivações crescem com história que evoluí a cada episódio, até seu ápice no final.

    É uma narrativa interessante, que trabalha bem com o gênero, tem personagens interessantes e carismáticos e um final incrível. Vale investir nessa série.  


MENÇÃO HONROSA


     One Tree Hill é uma das minhas séries favoritas. Acompanhei a exibição da série em sua época de transmissão e a Globoplay colocou todos as temporadas no seu streaming, permitindo que a nova geração e quem não teve oportunidade conhecesse, talvez a melhor série adolescente/adulta das últimas décadas.

    Eu estou maratonando as temporadas - no momento, eu estou na quarta temporada - e é curioso como eu me lembro com clareza de vários enredos, histórias dos personagens. Minha percepção sobre vários personagens modificaram assistindo depois de tantos anos. Eu percebo as falhas, a falta de representatividade e o desenvolvimento porco de personagens negros e LGBTQI+ e o roteiro que capenga entre o drama exagerado e inverossímil.

    Mas mesmo assim... funciona. Mesmo nos exageros e os erros a série ainda se destaca aos meus olhos, ainda mais comparada com séries dentro desse gênero. One Tree Hill só existe uma e é triste perceber que não existem mais séries, que tenham bebido da sua fonte e aproveitado dos seus pontos positivos e consertado os negativos. 

    Tem sido uma experiência incrível reviver essa história. 


E você aí, quais foram as melhores séries que você assistiu nesse ano?

Hidratem-se. Comam legumes e frutas. Continuem arrasando.
Um beijão da Bárbara Herdy.

Comentários via Facebook

© Oi, Babi! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in