Destaques

TERMINEI DE EDITAR MEU NOVO LIVRO!

Por Bárbara Sobral •
quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

HEY, MATES! Tudo bem? Cá estou eu para falar um pouquinho sobre o processo de editar o meu novo trabalho, um romance contemporâneo sobre o amor e as suas facetas. 

Eu queria muito escrever essa história. Eu precisava dela. Senti, ao longo da escrita que alguém, por aí também precisaria ler a história da nossa protagonista, Meg. Em poucos meses, terminei de escrever esse trabalho. Meg seguiu seu caminho e deixei que o manuscrito descansasse por um tempinho - e eu também, né?

A ideia dessa história surgiu nos moldes para ser uma novela, ágil e curtinha. Não pretendia incluir novas cenas e tramas. Acreditava que a história se encontrava circular, completa. Esse foi o único trabalho que editei com o meu antigo agente, Danilo Barbosa. Trabalhamos até meados do capítulo 13 na novela. Ele me ajudou imenso, especialmente com a minha inabilidade de ser sucinta. Eu estava satisfeita com o trabalho que nós tínhamos feito até então, e, como eu me encontrava focada no fim da minha faculdade e também trabalhando, coloquei essa novela de férias novamente. O seu momento chegaria e eu não forçaria ele - tudo tem seu momento.

Senti que esse momento se aproximava no final de 2019. Reli o manuscrito e senti Meg aqui, comigo, mais uma vez. É difícil explicar a proximidade entre autor e seu personagem, esdruxulamente eu digo que é como se nós fossemos uma só, mas diferentes. Na real é como se eu tivesse essas pessoas ficcionais me acompanhando lado a lado na jornada da vida. E, deus, como eu sentia falta da Meg! Ela tem algo de especial, algo de extraordinário. Prometi para mim - e para ela - que em 2020 trabalharíamos em sua obra. E cumpri.

Comecei do zero. Eu criei essa thread no twitter para me incentivar em trabalhar diariamente com esse trabalho, não me perder do foco e ajudar os meus colegas contando os meus obstáculos, temores, dúvidas e conquistas.

No bruto, eu modifiquei algumas alterações que eu fiz com Danilo por sentir, ao reler, que não soava "verdadeiro" com a personagem. Incluí nada - tem primeira vez para tudo, né? - nem cena, nem personagens novos, nem tramas, nadinha. Foi, até hoje, a edição mais tranquila e ágil que fiz de um trabalho.
Óbvio, eu quero contratar uma leitura crítica antes de lançar na Amazon. Além disso, também já reservei os trabalhos do capista Henri B. Neto para fazer a capa desse livro - vai ficar MUITO lindo! Além da revisão, eu vou diagramar esse, agora, livro na sua versão digital e tenho até uma ideia brincando aqui na minha mente. Não trabalho com datas (por outro lado, trabalho com muitos atrasos), mas pretendo que esse livro ganhe a Amazon ainda nesse ano.

ANTES do lançamento, eu pretendo disponibilizar o livro completinho no WATTPAD. M
e segue  por lá e fique atento aos avisos sobre publicação: https://www.wattpad.com/user/ImBarbaraHerdy.

Eu torço para que essa história alcance as pessoas. Leve elas a se apaixonarem pela vida, por elas, pelos outros e pelas adversidades. Há ensinamento em tudo que nós vivemos, tudo é questão de ponto de vista, de expectativa, de oportunidade, de momento. Meg fala muito sobre entender o outro e busca, nesse emaranhado de sentimentos caóticos, confusões emocionais e dúvidas terrenas, compreender o que ela sente e o que ela quer.

Meg é a amiga que nós buscamos quando nada faz sentido e precisamos nos descobrir em uma nova jornada inesperada e, que não sabíamos que ansiávamos por ela.

Obrigada por tudo, Meg. Agora, toma o mundo, ele é todinho seu.

Um grande beijo da Bárbara Herdy.

Comentários via Facebook

© Oi, Babi! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in