Destaques

EMERGÊNCIA | O QUE EMERGÊNCIA TEM EM COMUM COM CHICAGO FIRE?

Por Bárbara Sobral •
terça-feira, 6 de julho de 2021

 


Emergência é o meu trabalho mais recente, publicado na Amazon, que conta em episódios, o dia a dia dos bombeiros, socorristas e patrulheiros do Rio de Janeiro. Se você é do mundo das séries de televisão já deve tá ligado que essa premissa lembra uma série bem popular: Chicago Fire. A série estadunidense trouxe de volta as séries sobre bombeiros para os holofotes, indo agora para a sua décima temporada e produzida por Dick Wolf, ela reafirma seu sucesso. 


Lá no inicio da pandemia me peguei maratonando as primeiras temporadas e fiquei bem desgostosa em me dar conta que não temos nenhuma série brasileira, concentrando nessas histórias. Foi assistindo uma outra série sobre bombeiros (9-1-1), que bati o martelo e decidi que se não fizeram, eu ia tornar essa história real. Por mais que outra série tenha sido minha inspiração foi Chicago Fire, que me deu as principais inspirações para escrever esse livro. Vou listar três delas nesse texto. 


1) FAMÍLIA.


Para mim uma das melhores coisas de Chicago Fire é o senso de família, que é desenvolvido entre os personagens ao longo das temporadas. Por mais que esses personagens tenham suas histórias paralelas e já tenham família, a união e apoio do grupo é muito gostosa e emocionante de acompanhar. Eu queria conseguir trazer isso, pouco a pouco, para a minha história. Apresentar um grupo de pessoas distintas, que tem batalhas e obstáculos, mas que independente de ter ou não uma família, esse grupo de pessoas será um refúgio de alegria e união.


2) PROTAGONISMO FEMININO.


Na real, foi uma inspiração às avessas. Não havia outro cenário para mim, além de ter uma mulher protagonista, MAS a série acabou só reforçando essa necessidade. Chicago Fire não é uma série com protagonismo feminino. Na equipe de bombeiros, nós temos a Gabs e a Kidd, que ganham histórias interessantes ao longo dos episódios, mas o foco principal é normalmente no Casey e Severide. A falta de bombeiras nas equipes é explicado em um dos episódios, seria por conta do preconceito. As mulheres raramente recebem apoio para seguir na profissão e acabam desistindo, isso quando tentam. Em 9-1-1, isso também se repete, a equipe do 118 tem só uma mulher e quando temos a chegada de uma outra personagem feminina, ela vai embora tão rápido que nem dá tempo da gente se afeiçoar por ela. 


Eu quero que Lia seja o motor para Emergência, e que naturalmente os outros personagens tenham seu espaço para contar suas histórias e conquistar seu espaço na narrativa e afeto dos leitores. 


3) HISTÓRIAS DA VIDA REAL.


Eu gosto MUITO de dramas da vida real, é só ver meus outros livros, Apenas Respire e A Teoria da Samambaia - cheios de DRAMAS! Chicago Fire é uma série que tem muitas histórias distintas acontecendo ao longo dos episódios, tem representatividade - podia ter MAIS! - e os personagens vem de lugares diferentes, o que traz conflitos narrativos tremendos e bem aproveitados. 


Eu me inspirei nessas possibilidades ao trazer para a história situações recorrentes na nossa sociedade brasileira misturando à isso questionamentos sobre preconceitos, privilégios e conflitos emocionais em uma equipe que vem de lugares e gerações distintas.


E aí, você gosta de Chicago Fire? O que você mais adora e detesta na série? Deixe aí nos comentários sua visão.


Um beijão da Bárbara Herdy.

 

Comentários via Facebook

© Oi, Babi! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in