Destaques

EMERGÊNCIA | COMO É ESCREVER UM LIVRO EM FORMATO DE SÉRIE DE TELEVISÃO?

Por Bárbara Sobral •
segunda-feira, 25 de outubro de 2021

 




Hey, mates! Tudo bem com você? Não é novidade que eu sou apaixonada por séries de televisão (vide a criação do Tudo Junto Podcast para falar sobre séries e escrita | https://anchor.fm/tudo-junto-podcast), mas certamente foi uma surpresa para mim inventar de escrever um livro em um formato de série de televisão. E o que diabos seria isso? Honestamente, eu estou descobrindo enquanto escrevo. 

Quando comecei a esboçar esse livro um dos primeiros "problemas" que encontrei era que eu tinha criado vários personagens, que se eu escrevesse em um formato tradicional de romance, eu teria que dar para eles uma participação ínfima ou até mesmo tirá-los da história. Isso me incomodou um tanto, ainda mais por esse ser o meu livro, talvez ter as histórias mais diversas. Retirar elas seria como tirar parte da sua essência e eu não faria isso. Engavetava a história, mas não sumiria com esses personagens. 

pensando, pensando y pensando.

Então, quais eram as minhas opções? Confesso que eu não encontrei nenhuma obra literária para me inspirar, o que acabou me deixando com duas opções: o formato tradicional - e a Bárbara do futuro que lide com a quantidade de páginas tanto na hora de editar, quanto na hora de pagar pelos serviços editoriais - ou eu podia investir em algo diferente.  

Entre algumas opções optei por escrever a história em formato de novelas (com uma média de 100 a 130 páginas), o que pareceu ser o ideal para a minha ideia e também maleável para construção narrativa e leitura. Se eu estava já imaginando essa trama com ares de séries de televisão, foi aí que me joguei de vez nessa ideia e modelar toda a história do roteiro a parte gráfica como uma série de televisão em formato de livro. Cada novela seria um episódio. Cada temporada seria como um livro completo. Os episódios tem músicas que surgem entre as cenas, indicando que elas estão tocando enquanto a cena se desenrola, igualzinho na série de televisão (e você pode escutar aqui | https://open.spotify.com/playlist/6YEGhgkzCUFrRTbK6a2Aqk?si=b9161bda90944c87). 

Jimmy Jr curtindo a trilha sonora de Emergência.

Estou escrevendo o quinto episódio da primeira temporada e posso contar que tem sido uma aventura e tanto. Quando comecei a escrever essa história em meados de maio de 2020, eu queria me divertir escrevendo uma história que sempre quis ver contada no Brasil. Resolvi que terminaria os três primeiros episódios antes de começar a lançar, coisa que fiz com muita alegria no dia 20 de fevereiro de 2021. Minha intenção é conseguir lançar essa história, ao menos um episódio a cada dois, três meses, mantendo uma constância de publicação para conseguir com a graça dos Deuses completar a primeira temporada até o fim do ano. 

Tenho me adaptando ao formato da novela, pequeno e ágil, descobrindo como a minha escrita se encontra nesse espaço de páginas e desenvolvimento narrativo e também planejando o roteiro dentro desse modelo, por temporada. Além é claro, da inserção da música, do planejamento de propaganda a cada estreia de livro, trazendo para o público interações e informações desse processo de escrita e também trabalhando com a leitora crítica e o capista para conseguir trazer a melhor edição desse livro para vocês. 

"Você é o melhor!"

Tem sido uma aventura e tanto sim, mas tem sido desafiador, delicioso e novo. É aquela questão de tentativa e erro, sabe? Tenho cometido alguns erros e tenho sido gentil comigo por conta deles, encontrando novas rotas para chegar no objetivo. Tenho tentado coisas diferentes e novas nas propagandas. Tenho até notado que os roteiros dos meus novos trabalhos modificaram positivamente após a chegada de Emergência na minha vida.

Por isso, eu sou a rainha do "tente o que te dá na telha". A gente passa tempo demais se policiando para não errar, para ser parecidos com os outros, se obrigando a seguir um padrão que não existe, quando a gente só vive uma vez. Uma história só vai ser escrita uma vez. Nós precisamos nos policiar para não deixarmos de ser verdadeiros com a nossa essência. E ela a gente descobre a cada nova tentativa e erro. E vou confessar que eu nunca me senti tão no lugar certo, escrevendo uma história e desfrutando de cada gotinha da minha essência escrevendo Emergência. 

Mal posso esperar para descobrir que escritora eu serei no meu próximo trabalho.

Conheça a série Emergência https://amzn.to/3B94zgU

Um beijão da Bárbara Herdy.

Comentários via Facebook

© Oi, Babi! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in