Destaques

RESENHA | Antes do Agora, de Gleice Couto

Por Bárbara Sobral •
quarta-feira, 5 de setembro de 2018



HEY, MATES!
Tudo bem com vocês?
Hoje eu vou falar sobre esse conto nacional incrível! Vocês estão prontos? 





TÍTULO: Antes do Agora
AUTORA: Gleice Couto
EDITORA: Contar & Criar
PÁGINAS: 104
ANO: 2015
SAIBA MAIShttps://www.goodreads.com/book/show/31577972-antes-do-agora

COMPRE NA AMAZONhttps://amzn.to/2PY0ZQk

SINOPSE: As primeiras experiências marcam. Elas são únicas. Não precisam ser perfeitas.

ANTES. O primeiro beijo. O primeiro porre. A primeira transa. Júlia e Gustavo vivenciaram muitas de suas primeiras experiências juntos. Amigos desde crianças, compartilharam medos e anseios, alegrias e desilusões... E também algumas marcas que tentaram disfarçar até o agora.

AGORA. Quase três anos após o último contato, eles se reencontram na faculdade. Tentando lidar com o presente, mas sem conseguir se desvencilhar por completo do passado, Júlia e Gustavo serão capazes de viver uma nova primeira vez?


                               
Antes do Agora é um conto delicado, duro e emocional. Escolhi ele para ler no olho e por conversar aqui e ali com a Gleice Couto e pensei: "vou conhecer o trabalho dela" e eu estou A SEMANAS digerindo esse conto. Eu me pego pensando nele, na travessia de Julia no Antes e onde ela chega e Gustavo que, pensamos ser uma camada da sua vida e ele mesmo tem os seus demônios para batalhar na trama.

Por mais que a trama trate sobre o relacionamento de Julia e Gustavo, o conto busca narrar a história desses dois indivíduos através do passado até o momento presente, o agora. Eles terem tido um relacionamento é uma camada da narrativa, mas não é a história em si. Esse conto não é sobre amor ou sobre se apaixonar, mas é sobre viver e lidar com a vida, todos os seus obstáculos e como nos permitimos afetar pelas perdas e deixamos de curtir os momentos bons, por não sabermos mais como identificá-los por termos tanto medo de sermos sugados pelos nossos demônios.

O medo é um personagem nessa trama e ele antagoniza tanto com Julia, como com Gustavo. Chega em um ponto da leitura que o medo me aterrorizou a um ponto que eu precisei parar de ler, respirar e deixar o dia passar para digerir o que eu tinha acabado de ler. Eu não esperava a reviravolta, eu não estava preparada emocionalmente e eu precisava ler aquilo - mas precisei digerir para me dar conta daquilo.

Gleice utiliza do passado para narrar a história de Julia e Gustavo e nos mostrar até que ponto o relacionamento deles chegou e como o fim afetou cada um deles no Agora. No entanto, o Agora mostra não só quem eles são agora, mas também, o que eles perderam no caminho e buscam reencontrar. Julia frequenta terapia e é através de algumas sessões que descobrimos muito das suas lembranças do passado, no conto, mostrado como flashbacks, muito bem administrados pela autora.

A escrita de Gleice é impecável. Fazia tempo que eu não lia uma história tão bem escrita com um enredo bem amarradinho e personagens que me levaram a parar a leitura, pois assim eu podia evitar que eles acabassem por desvanecer em suas existências. A diagramação do ebook é uma gracinha. Fiquei encantada com as aberturas de cada capítulo.

SPOILER com RECOMENDAÇÃO (passe o mouse sobre o trecho abaixo):

É um conto pesado, até aconselho que quem for leia, tenha certeza que está emocionalmente equilibrado, pois ele trata de depressão, ansiedade e mutilação.  


Um beijão! ♥

Comentários via Facebook

© Oi, Babi! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in