Destaques

RESENHA | Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, de Lois Duncan

Por Bárbara Sobral •
quinta-feira, 27 de setembro de 2018



HEY, MATES! Tudo bem com você?
Eu sei o que vocês fizeram no verão foi um marco do terror nos Anos 90. Sua tensão e perseguidor sem rosto fascinou uma geração que, na maior parte, desconhece a sua origem. Esse livro! E eu tenho algumas coisas para falar sobre essa história.


                                                                      


TÍTULO: Eu sei o que vocês fizeram no verão passado
AUTORA: Lois Duncan
TRADUÇÃO: Pedro Sette-Câmara
EDITORA: Benvirá
PÁGINAS: 220
ANO: 2014
SAIBA MAIS: https://www.goodreads.com/book/show/23300539-eu-sei-o-que-voc-s-fizeram-no-ver-o-passado?ac=1&from_search=true
COMPRE NA AMAZON: https://amzn.to/2xPopiC


SINOPSE: Quando atropelaram o pequeno Daniel Gregg, os amigos Julie, Helen, Ray e Barry fizeram um pacto - ninguém nunca saberia o que aconteceu naquela noite. Mas agora, um ano depois, alguém sabe. Um bilhete anônimo, com uma única frase - 'Eu sei o que vocês fizeram no verão passado' -, dá início ao pior pesadelo dos quatro jovens. O segredo veio à tona, e eles precisam ser mais espertos que seu perseguidor... ou podem ser os próximos a morrer. 


Um grupo de amigos atropelam uma criança e acham que é uma boa ideia esconder isso das autoridades e fazem um pacto: aquela noite seria um segredo entre eles para sempre. Isso parece uma grande ideia, certo? Só para eles. 

Um ano após o acidente e esses amigos da pesada estão vivendo as suas vidinhas perfeitas, sem nenhum arrependimento, até que, cada um deles recebe um bilhete anônimo: eu sei o que vocês fizeram no verão passado e essas palavras iniciam o pesadelo da vida desses jovens. 

Eu tenho algumas coisas para falar dessa história. 

Eu assisti os dois filmes dessa série na minha juventude (me senti uma senhorinha de 109 anos agora!) e eu sou muito fã desse gênero de terror com um perseguidor mascarado tentando acabar com a vida de um bando de adolescente/jovem de mal caráter. Fica difícil não simpatizar com um cara desses quando a motivação dele é: fazer justiça a morte de uma criança, coisa que a polícia não conseguiu e os culpados estão vivendo suas vidas como se nada tivesse acontecido.

Eu sou contra a justiça feita pelas próprias mãos, mas vamos ver pela perspectiva do vilão: é complicado você saber que a impunidade venceu, quando uma criança não teve a chance de viver por conta de uns adolescentes bem inteligentes, bêbados e egoístas. 
Do grupinho, só Julie e Helen se salvam: a primeira vive assombrada por conta desse segredo e tenta seguir com a sua vida, já Helen, mesmo que em alguns momentos ela não se mostra importar com o ocorrido naquela noite, o pacto perde significado para ela, quando se dá conta que a sua vida está em risco. A cada cena do Barry eu torcia para ele ser a próxima vitima do vilão (ou eu entraria naquele livro e sacudiria aquele cara). Ray nem fede, nem cheira. Ele está ali para fazer o leitor gostar dele e desconfiar das suas intenções.

Se os personagens não te vencem no carisma, a história te ganha na trama. Lois consegue desenvolver o mistério e o suspense lado a lado, sem enganar o leitor e acima de tudo, permitindo que ele desvende a trama antes de Julie e seus amigos, como também, tentar acompanhar o raciocínio deles até o desenrolar da trama.
Por conta disso, o final pode não ser surpreendente para alguns, pois a revelação do vilão e as suas motivações permeia a trama o tempo todo. No entanto é isso que buscamos em um livro de suspense: desvendar o mistério.

A tradução é muito bacana. Encaminhou bem a trama em seu gênero. Gostei do desenvolvimento da autora, a trama é bem bolada e consegue fechar todos os pontos. Sua intenção não é criar personagens carismáticos, mas criar personagens humanos e ela não falha nisso. Em alguns momentos me peguei pensando se quando jovem eu era assim tão egoísta (e de novo, estou me sentindo uma velha).

É uma leitura rápida, a fonte é bem grande no livro físico, o que facilita a leitura ágil e em qualquer lugar.

Me deu uma vontade de assistir os filmes e sou grata por esse feeling.

Recomendo para os amantes do gênero de terror, suspense e filmes dos anos 90.

 


Comentários via Facebook

© Oi, Babi! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in