Olá, mates :)
Nessa semana iremos abordar na seção 10+ os motivos para amar o primeiro volume de "Um Conto Quase de Fadas", Apenas Respire, obviamente isso não surgiu do nada, e sim, será baseada de acordo com as opiniões expostas pelos leitores durante e após a leitura desse romance, e como em todo 10+, teremos ao fim dele, 1 motivo ruim - de um todo - que deve ser destacado, vamos ser equilibrados e justos, né pessoal? :)

3. O Enredo. Em um primeiro olhar, o enredo pode parecer similar com os temas hoje em dia explorados na literatura: jovem que sai de sua área de conhecimento e segurança, e no meio da instabilidade e das perdas, descobre o amor e precisa tomar decisões fundamentais para o seu crescimento e amadurecimento. Entretanto como dito lá em cima, a história central pode ser sobre o amor entre Kate e Peter, mas tem muito mais por trás desse enredo, como fato de Peter ter dois segredos que irão mudar a vida de Kate, ela, por sua vez, tem o sonho de conhecer Londres, de se tornar uma escritora reconhecida e de estudar em Columbia, e ver seus sonhos se modificarem lentamente durante esse percurso; Rachel, uma jovem que apenas vivia de aventuras amorosas, se descobre apaixonada pelo cara errado, não muito diferente de Lucas, que está apaixonada pela namorada de seu melhor amigo, Steve. No meio disso tudo temos a forte amizade entre Rachel e Kate, a união e força que Kate tem com sua família, como também, o futuro, um dos temas centrais na vida de todos os personagens presentes na história.


6. Kate Farrell & Peter Hartley. O casal principal é lindo, fofo, apaixonada e perfeito. 10/10 leitoras querem um Peter Hartley para si, e até pensam em disputar ele com Kate, mas seria uma perda de tempo, o britânico só tem olhos para a americana. O casal funciona muito bem em cena, não apenas por terem ideais e desejos similares, mas por serem bem diferentes. Kate é viva, extrovertida e é muito espontânea, já Peter é mais sério, vivido e tem um ar calado, o fazendo parecer não apenas cuidadoso, mas misterioso. O casal funciona por diversos motivos: eles se encantam um pelo outro a primeira vista, por terem coisas em comum a vontade de se conhecer e estar próximo um ao outro só aumenta - suas conversas sobre música, amigos, família e futuro -, o clima entre eles é de muito romance e paixão (a coisa pega fogo entre eles!) e eles não fazem o tipo "casal 20" meloso e sempre grudado um no outro, são carinhosos e apaixonados, mas tudo com limite.
7. Livros. Nada como ler uma cena e descobrir lá uma referência a um personagem ou um trecho de um livro, fica ainda mais divertido quando tal comentário mostra um pouco da personalidade de um personagem.
Kate é uma leitora compulsiva de livros clássicos aos contemporâneos, em um dos seus primeiros momentos em Apenas Respire ela se refugia na biblioteca do Cruzeiro e se delicia lendo "As Cronicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa", de C.S Lewis, mais tarde ela menciona sua paixão por "Orgulho & Preconceito", de Jane Austen - Apenas Respire tem vários momentos muito similares com o romance de Austen - como também ela mostra paixão por "A Letra Escarlate", de Nathaniel Hawthorne, "Muito Barulho por Nada", de William Shakespeare e "O Fantasma da Ópera". Peter não fica muito atrás, ele pode não ser compulsivo a ponto de carregar a cópia do seu livro favorito - quase se destruindo por causa do tempo e cheio de anotações - mas ele mostra um certo interesse pela leitura, por exemplo, "O Curioso Caso de Benjamin Button", de F.Scott Fitzgerald, ele estava lendo tal livro e mostrando grande interesse em suas anotações.
8. Música. Seria injusto dar uma posição a "livros" e não dar um a música, que sejamos sinceros, é boa parte da alma dessa série. Cada capítulo se inicia com um trecho de uma canção, e ela move o capítulo com seu ritmo e emoção, e como no caso dos livros, os personagens fazem muitas referências a cantores, bandas e estilos musicais. Nesse último, Rachel Ray menciona sua paixão pelo KPop, ou se preferir, o pop coreano. Algumas bandas mencionadas pelo personagens: The Fray, Switchfoot e Queen; alguns cantores: Johnny Cash e Howie Day. No inicio dos capítulos podemos encontrar Adele, Kelly Clarkson, The Fray, Beyonce, Freddie Mercury, Bon Jovi, etc.
9. A Família. No inicio de Apenas Respire, temos pequenas participações de Violeta Braga, mãe de Kate, de Chuck Johnson, seu meio irmão adolescente e de seu padrasto caladão e taciturno, Joseph Johnson; essas pequenas participações mostraram como Kate é apegada e afeiçoada a sua família, e em como eles funcionam em sua vida como base e estrutura, mas saindo desse foco de enredo, e focando nos personagens. Quem não iria querer ter uma mãe como Violeta? Seus e-mail's aleatórios para sua filha, seu modo preocupado surtante, como seus conselhos fofos - ao mesmo tempo hilários - em relação ao que ela deve fazer e sobre seu relacionamento com Peter só mostram como ela, por mais que cuidadosa e protetora que seja, é uma mãe que quer apenas que sua filha seja feliz; Chuck não está muito longe disso, ele não é apenas hilário, mas muito fofo e maduro para a sua idade, o que durante a leitura nos faz desejar sempre conhecer um pouquinho mais dele. Joseph, por outro lado, é sempre discreto, mas não deixa de ser importante para Kate, que tem muito carinho pelo padrasto.
Pois é, mates, esse foi o ponto negativo de Apenas Respire, agora ter que esperar um bom tempo para saber o que vai acontecer com Kate, Peter e seus amigos. Só um conselho: Guardem os lencinhos, e na falta do que fazer, releiam Apenas Respire, eles sempre estarão lá esperando vocês :)
Esse foi o 10+ dessa semana, espero que tenham gostado, mates.
Semana que vem tem mais :)
Gostou? Curtiu? Tem sugestões, criticas, quem sabe, quer sugerir algo para esse post ou um próximo? Comente ou entre em contato com a autora, ela irá adorar receber sua observação.
Um beijão!