Estava passeando pelo facebook, como sempre, quando encontro um post de um amigo, comentando como achou interessante um projeto inovador envolvendo livros e que seria interessante se tivéssemos algo assim no Brasil - para ontem. Falou em inovador e livros, e pronto, Bárbara Herdy ficou interessada instantaneamente, logo, li todo o post e cliquei no link, e fui surpreendida ao me deparar com o site da Super Interessante, ao qual visito sempre, mas nessa semana, não tive oportunidade para tal coisa, e com a seguinte matéria, que é título desse post, fiquei encantada com tal projeto, leia o texto integral retirado do site Super Interessante e admire tal evento, e quem sabe, o Brasil não tem uma edição? Não seria incrível?
Dia 23/04 é o dia Internacional do Livro, na Europa, a data costuma ser celebrada com ofertas e descontos em livrarias, aqui no Brasil também, mas de modo discreto, mas, na Catalunha, há três anos surgiu uma iniciativa que promove a leitura e dá valor ao livro de outra forma que não pelo dinheiro: 1010 Ways To Buy Without Money* (1010 Maneiras de Comprar Sem Dinheiro, em inglês).
Comprar livros sem dinheiro. Parece incoerente, não? Claro. Só que isso não significa que o livro é grátis. A ideia é vender livros em troca de ações que devem ser realizadas e comprovadas pelos clientes. Valem ações do tipo:
- ligar para a sua mãe e dizer que você a ama;
- montar uma playlist alegre e compartilhar com seus amigos;
- doar sangue;
- deixar de fumar; ou
- tornar-se um doador de órgãos.
- ligar para a sua mãe e dizer que você a ama;
- montar uma playlist alegre e compartilhar com seus amigos;
- doar sangue;
- deixar de fumar; ou
- tornar-se um doador de órgãos.
Os 1010 preços seguem uma lógica.
Eles devem significar uma ação positiva para a pessoa que realiza, proporcionar um valor para a coletividade, gerar algum tipo de utilidade ou despertar a reflexão sobre consumo e sustentabilidade.
Eles devem significar uma ação positiva para a pessoa que realiza, proporcionar um valor para a coletividade, gerar algum tipo de utilidade ou despertar a reflexão sobre consumo e sustentabilidade.
A proposta é da agência de publicidade Carlitos e Patricia, de Barcelona. Uma equipe de 20 voluntários trabalhou por algumas semanas para catalogar todos os livros e atribuir seus preços. As obras foram doadas por escolas, associações, editoras, autores, amigos e desconhecidos.
Na semana passada, quando se comemorou o Dia Internacional do Livro, a mesma equipe esteve no espaço do projeto, montado na Plaza Real de Barcelona, para vender as obras e ajudar as pessoas nesta compra diferente. Alguns “pagamentos” podiam ser feitos à vista e, para isso, havia um fotógrafo registrando as ações. Mas em boa parte das compras, as pessoas se comprometeram a enviar uma prova de que a ação foi cumprida. O sucesso da iniciativa está na confiança: “Se não fizer nada em troca, é como se a pessoa roubasse o livro”, explicou uma das voluntárias.
Esta terceira edição do 1010 Ways To Buy Withou Money contou com eventos simultâneos em outras cidades do mundo, como Madrid, Amsterdam, Buenos Aires e Montevidéu. Em breve, o site do projeto* será atualizado com imagens e vídeos de todas as edições e com orientações para organizar e divulgar seu evento de venda sem dinheiro. A expectativa da agência é de que, num futuro próximo, o projeto realize eventos com outros objetos, além de livros.
No vídeo abaixo, você pode ver um pouquinho do evento do ano passado, em Montevidéu.
No vídeo abaixo, você pode ver um pouquinho do evento do ano passado, em Montevidéu.